Você sabia que seu dog cãopia a sua personalidade?

Cientistas austríacos desenvolveram uma pesquisa que concluiu que os cães observam e desenvolvem uma personalidade semelhante às dos seus donos. Ao todo, foram testados mais de cem cães e seus companheiros humanos.

Durante as análises, fatores como batimento cardíaco e resposta a ameaças foram abordados. Também foram analisados os níveis de cortisol, considerado o hormônio do estresse, que controla nosso biorritmo e estimula a imunidade.

Depois, os donos foram classificados com cinco características de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes. Eles também responderam um questionário que avaliou a personalidade dos cães.

A “cãoclusão”
Por fim, foi concluído que alguns animais acabam expressando a ansiedade e negatividade dos humanos. Outros, mais tranquilos e amigáveis até são capazes de ajudar os donos em momentos de estresse.

De acordo com a cientista Iris Schoberl, da Universidade de Viena, tanto donos, como cachorros, influenciam uns aos outros. “Nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse”, disse a cientista à BBC.

Não é à toa que ele é conhecido como “o melhor amigo do homem”. A inteligência emocional dos cães é comprovada, o que torna ainda mis importante os valores como posse responsável e a preocupação com o bem-estar do seu cão. Afinal, ele será seu amigo para a vida toda.