logo2

O Instituto Equipav apoia e promove projetos culturais, educacionais, esportivos, de promoção e preservação do meio ambiente principalmente nas comunidades onde estão inseridas as empresas do Grupo Equipav e as concessões da Aegea Saneamento. Nossa diretriz é investir em projetos transformadores, que causem real impacto positivo e gerem novas perspectivas de vida.

O apoio financeiro é destinado a projetos e programas desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos ou econômicos, desde que estejam aptos a receber investimentos via leis de incentivo e que sejam condizentes com as finalidades sociais do IE. São levadas em consideração as leis de incentivo estaduais vigentes nos territórios onde o Grupo Equipav atua e as leis de âmbito federal.

Os projetos interessados em obter apoio podem formalizar o contato com a instituição durante todo o ano. As iniciativas passam por avaliação e, quando selecionadas, são encaminhadas para aprovação do Conselho do Instituto Equipav. A seleção oficial é comunicada no último trimestre de cada ano.

0005_01_A_tabela_IE

Como Apresentar um Projeto

A elaboração e apresentação dos projetos interessados em receber apoio é dividida em duas etapas. A primeira delas é a Definição do Projeto. Nela, deve ser feita a identificação da iniciativa, a caracterização do problema e a justificativa, apresentação do objetivo geral e também dos objetivos específicos, determinação das metas, identificação do público-alvo e de possíveis parceiros. Outras informações adicionais podem ser acrescentadas.

A segunda etapa é o Plano de Trabalho, em que devem ser detalhadas as ações, a equipe ou instituições responsáveis pelas atividades e o cronograma. O orçamento e a documentação da instituição (como estatutos e outros itens pertinentes) também devem ser apresentados.


Critérios de Seleção

O IE adota critérios para selecionar as ações que serão contempladas com os aportes financeiros. Os projeto devem trabalhar tema relacionados à área de atuação da organização. São eles: o envolvimento comunitário e a conscientização para preservação de recursos naturais.

Também são considerados os temas estratégicos para relacionamento com as comunidades. Na lista, estão: ações de empoderamento jovem; pesquisas científicas; negócios sociais; projetos culturais, esportivos, educacionais e de preservação ambiental.

O público-alvo deverá ser formado por moradores de comunidades onde o IE já atua ou moradores de comunidades consideradas estratégicas para o Grupo Equipav.

A origem dos recursos também representam um critério de seleção e deve ser vinculada à utilização de recursos dedutíveis das leis de incentivo ou com desembolso previamente orçado e aprovado pelo Conselho do Instituto Equipav.


Aprovação, Execução e Acompanhamento

Todos os projetos analisados e recomendados pelo IE são encaminhados para aprovação do Conselho e só são contemplados com o apoio após a autorização formal, com divulgação da ata da reunião de aprovação.

Para cada projeto incentivado são criados indicadores próprios de acompanhamento e apuração de resultados, em conformidade com as especificações dos mesmos. Também serão emitidos relatórios financeiros anualmente, junto com a avaliação dos resultados.

O IE segue rigorosamente as diretrizes do investimento social qualificado, por isso busca parcerias alinhadas com a ideologia da organização e atentas aos processos e às políticas vigentes.

0006_Infográfico

Mais que apoiador, o Instituto Equipav pretende ser um verdadeiro aliado daqueles que, assim como nós, buscam a formação de uma sociedade mais saudável e mais feliz.